Quando e qual o tipo de Curriculum Vitae que deve apresentar

Inserido em: Dicas

Quando nos é solicitado o CV devemos de apresentá-lo da forma mais apropriada à área que nos vamos candidatar, não esquecendo que é o Curriculum Vitae Europeu o mais apropriado para a maioria dos casos.

O CV Europeu é o mais prático e sucinto, sendo que não deve exceder mais de duas páginas, contendo o essencial: a sua identificação, formação académica, complementos de formação académica (se existirem), experiencia profissional, línguas, informática e outras informações que considere relevantes.

Se está a candidatar-se a um lugar que lhe pede inovação tecnológica e modernidade, pode ser muito interessante apresentar um CV digital, que irá enaltecer algumas das suas capacidades pessoais e profissionais. No Curriculum Vitae digital pode conter a gravação de sua apresentação, sua imagem e portefólio. Desta forma o empregador terá também o contacto visual da sua postura  e forma de comunicar.

Candidatar-se a uma vaga para o estrangeiro será uma mais-valia se considera que tem conhecimentos e experiência para tal. Nesse caso deverá apresentar uma carta de apresentação e um CV em inglês. A carta deverá ser iniciada por “Dear Sir, Madam” e finalizada com “Yours faithfully”, mas se conhecer o nome da pessoa a quem se dirige deve finalizar com “Yours sincerely”. Se  por fim enviar por email ou fax deve terminar com: “Thank you for your consideration” ou “Sincerly yours” ou “Best regards”. Como sempre as frases devem ser breves, claras e sucintas, cada frase uma ideia e cada parágrafo um  tema. Aqui também o Curriculum Vitae não deve ocupar mais do que duas páginas consoante a experiencia que deve ser explicada claramente. Neste tipo de CV não se deve dizer o seu estado civil ou religião e não deve apresentar fotografia (a menos que lhe seja pedida). Na designação  “work experience” que é uma das mais importantes, deve começar por detalhar a experiência mais recente sendo esta mais longa que as outras. Convém encontrar equivalência dos seus estudos em Portugal com os Ingleses, se isso não for possível explique brevemente a sua categoria. Nos idiomas deve especificar o seu nível com “belingual:  bilingue” ou “fluent:  fluente” .

Em qualquer tipo de CV deve dizer sempre a verdade para que depois na entrevista não seja surpreendido com qualquer inequívoco.

Deixe um Comentário: